Depois da passagem da cavalgada de Caçapava do Sul, agora foi a vez de Dom Pedrito, 18ª Região Tradicionalista e dos municípios de Alegrete, Uruguaiana, Quaraí e Barra do Quarai, todos da 4ª RT, que no dia de ontem atravessaram o território canguçuense.
Com pernoite no CTG Joaquim Paulo de Freitas, estas delegações seguiram hoje os seus destinos.
A delegação de Dom Pedrito, coordenada pelos Cavaleiros de Ponche Verde, que já na sua 15ª edição, transportam a chama, desde o local do acendimento estadual, até o seu município, a chegada acontecerá no dia 03 de setembro, começando assim os festejos da Semana Farroupilha. A cavalgada coordenada pelo Sr. Albino Rodrigues, percorrerá 400 km, passando por Canguçu, Piratini, Torrinhas e Dom Pedrito.
A Cavalgada da 4ª
Região Tradicionalista, sendo a 13ª Cavalgada da Integração, conduz a Chama Crioula, desde São Lourenço do Sul, até o marco das Três Divisas, perfazendo 560 km, onde ocorrerá grande solenidade, no dia 11 de Setembro, as 10 horas, quando desta centelha, multiplica-se para os 4 municípios. A cavalgada tem a coordenação do Sr. Carlos Humberto Vasquez da Conceição, e cruzará por Canguçu, Piratini, Pinheiro Machado, Candiota, Hulha Negra, Bagé, Livramento, Dom Pedrito, passando pelo Passo da Guarda, até o local da distribuição.
ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA DA 21ª RT, SERÁ EM CANGUÇU
Em reunião ocorrida nesta manhã em Pedro Osório, reunindo os representantes de cavalgadas dos municípios da 21ª RT e da 6ª RT, para tratar da nova organização pra o Acendimento da Chama Crioula Regional 2009, houve um grande apelo para que o acendimento se proceda em Canguçu, município que tem abraçado os grandes eventos tradicionalistas. O município de Pedro Osório, que este ano tinha a incumbência do acendimento regional, desistiu de tal compromisso, por orientação do Comitê de Acompanhamento da Gripe A, daquele município, há 15 dias atrás, que cancelou qualquer evento com aglomeração de pessoas. Canguçu, por sua vez, também está atento ao quadro evolutivo do vírus H1N1, mas ao que tudo indica a partir de 1º de setembro, começará a voltar à normalidade, mesmo que alguns cuidados devam permanecer. Pelo regulamento do rodízio dos municípios que sediam o acendimento da Chama e que inauguram o Monumento ao MTG, Canguçu faria o fechamento desta série em 2011, com a re-inauguração do nosso monumento, que foi erguido em 1995, por ocasião da 40ª Convenção Tradicionalista aqui realizada. Mas com esta mudança toda, já que todos os municípios já estavam com o roteiro de suas cavalgadas prontas, chegaram à conclusão que apenas Canguçu teria estrutura para se organizar em 1 semana e ser o anfitrião este evento. O Piquete “O Vanguardeiro”, abraçou a responsabilidade de buscar a Chama Oficial do estado, em São Lourenço do Sul, trazendo até Canguçu, quando todas as demais delegações estarão os esperando no Monumento ao MTG, na manhã do dia 09 de setembro, quando então em solenidade coletiva, estarão cada grupo de cavaleiros recebendo a sua centelha e partindo a pata de cavalo até seus municípios de origem. Em rápida reunião com o Prefeito Municipal, Cássio Motta, nesta tarde, estiveram presentes, o Conselheiro do MTG, Fábio Braga Mattos; os comandantes do Piquete “O Vanguardeiro”, Arabi Pinto de Silveira e Arlei Idiarte Leal; o Diretor de Eventos da 21ª RT, Claudiomar Oliveira; além da representante da Sec. de Cultura e Assessoria de Imprensa, obtiveram o aval do executivo para que tal evento se realize, pois este acredita que Canguçu e Região tende a voltar a normalidade a partir do dia 1º, caso o novo parecer do Comitê, não entenda assim, imediatamente será tomada nova posição. Os acampamentos serão distribuídos em pelo menos cinco locais, com apenas um pernoite, não havendo assim grande aglomeração de pessoas, já que o maior público será dia 09 de setembro, mas ao ar livre.
O grande homenageado do Acendimento Regional da Chama Crioula 2009, será o piquete “O Vanguardeiro”, que realizará a sua 32ª Cavalgada de Condução da Chama até Canguçu, demarcando locais de acendimento. Neste final de semana o Piquete, estará demarcando o seu trajeto, bem como os locais de parada e tudo se encaminha para que a entrada em Canguçu seja em torno das 10 horas, do dia 09 de setembro, que pela primeira vez a solenidade de acendimento regional se dará simultâneo com a chegada da Chama Oficial do Estado, porque geralmente a chama chega à cidade sede do acendimento regional já alguns dias antes.
Nesta segunda-feira, haverá uma reunião com todas as entidades de Canguçu, para que seja passada este novo cronograma de organização e combinarmos o acendimento.
A partir de agora a organização da Solenidade de Acendimento Regional da Chama da Semana Farroupilha 2009, passa a ser do Departamento de Eventos da 21ª RT, com o apoio da Prefeitura Municipal de Canguçu.
Claudiomar Pinto de Oliveira
Diretor de Eventos 21ªRT
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário