quarta-feira, 29 de julho de 2009

Almoço em Homenagem aos Pais

Almoço em Homenagem aos Pais
O CTG Sentinela das Coxilhas convida à todos para seu almoço em Homenagem aos Pais que se realizará no dia 2 de Agosto de 2009 na sede do CTG Sentinela das Coxilhas, localizado na coxilha dos silveiras.
A Patronagem.

Urgente. Encontro Extraordinário

Atenção!!!
Senhores Patrões dia 01 de agosto a partir das 9:00, na sede do CTG Tropeiros da Amizade (Chácara Negrinho do Pastoreio, propriedade do Patrão Renato Zanetti da Silva), será realizado o Encontro Extraordinário com entidades organizadoras de
Festas Campeiras.
Necessário a presença de todos interessados.

Único momento que será disponibilizado datas para realização das mesmas.
A Coordenadoria.

domingo, 26 de julho de 2009

Convenção altera idade para Concurso de Prendas

A alteração na idade para participação na Ciranda Cultural de Prendas foi uma das mais de 40 propostas debatidas na 74ª Convenção Tradicionalista, que encerrou hoje (26), na sede campestre do Banrisul, em Porto Alegre. A mudança estabelece a idade mínima de 10 anos para as concorrentes na categoria Mirim e a máxima de 24 anos para a categoria Adulta. O novo formato terá validade a partir da fase regional do concurso de 2011.
Com a presença restrita a Conselheiros e Coordenadores, devido ao vírus da gripe A H1N1, os tradicionalistas também definiram a inclusão de novas premiações para o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Já a partir da edição de 2009, que acontece em novembro, será destacado o Trovador Mais Popular, nas modalidades de trova.
A proposta de aumento da exigência para filiação de entidades tradicionalistas foi retirada dos debates, por decisão dos convencionais. O tema será analisado na próxima reunião do Conselho Diretor do MTG, que acontecerá em setembro.
Todos os pareceres das propostas analisadas estarão disponíveis no site do MTG (www.mtg.org.br), a partir da próxima terça-feira (28).

Fonte: Blog do MTG

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Convenção debaterá exigências para filiação de CTGs

O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, dias 25 e 26 de julho, a 74ª Convenção Tradicionalista, na sede campestre do Banrisul (Estrada da Serraria, 3100), em Porto Alegre. A introdução de critérios mais exigentes para a filiação de entidades tradicionalistas está entre as pautas a serem debatidas no evento. A proposta foi elaborada pelo MTG, com a finalidade de aumentar a qualidade dos CTGs. Segundo o presidente da entidade, Oscar Fernande Gress, muitas entidades estão sendo criadas apenas com finalidades campeiras. “Isso pode ser muito prejudicial para o tradicionalismo”, afirma Gress.
Programação
Sábado – 25 de julho
9h – Abertura
9h30 – 1ª Sessão Plenária
11h – 2ª Sessão Plenária
14h – 3ª Sessão Plenária
16h – 4ª Sessão Plenária
18h – 5ª Sessão Plenária
21h – 6ª Sessão Plenária
Domingo – 26 de julho
9h – 7ª Sessão Plenária
12h – Encerramento
Serviço
O que: 73ª Convenção Tradicionalista do MTG
Quando: 25 e 26 de julho de 2009
Onde: Sede campestre do Banrisul (Estrada da Serraria, 3100)
Informações: (51) 3219.5633


O Movimento Tradicionalista Gaúcho, por determinação de seu presidente, Oscar Fernande Gress, comunica que a 74ª Convenção Tradicionalista, a ser realizada nos dias 24 e 25 de julho, na sede campestre do Banrisul, em Porto Alegre, será restrita aos Conselheiros, Coordenadores e Diretores Culturais, em função da gripe A H1N1. O Seminário do Departamento Jovem, que aconteceria paralelamente ao evento, está cancelado. Uma nova data será agendada para a realização do mesmo e será comunicada em momento oportuno.
Atenciosamente,
Oscar Fernande Gress
Presidente do MTG

Lançamento do Acendimento da Chama Crioula é hoje

Nesta quarta-feira (22), ao meio-dia, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, São Lourenço do Sul apresentará à Imprensa e a convidados uma prévia do que será a cerimônia do Acendimento da Chama Crioula em 2009. Está confirmada a presença da governadora Yeda Crusius; do secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Heitor Gularte; da secretária da Cultura, Mônica Leal; do prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes, entre outras autoridades.
Na oportunidade, São Lourenço do Sul mostrará aos convidados um pouco de sua cultura e gastronomia: o roteiro turístico Caminho Pomerano e a degustação de produtos como queijo colonial, linguiça, cucas, chimia e schnaps (cachaça). No almoço será servido o Caldo Lourenciano. Haverá a apresentação do cantor Kinhinho Dorneles e a recepção dos convidados com trajes típicos será realizada pelo Núcleo de Artes Piratinenses (NAP).
O ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA 2009 - Depois de trabalhar durante dois anos na busca para sediar um dos mais significativos eventos da Semana Farroupilha, o Acendimento da Chama Crioula, o Município desenvolve uma grande programação e busca parceiros para a realização de um evento marcante. A Secretaria do Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC) vem realizando semanalmente reuniões com grande grupo de entidades que estão colaborando na preparação da atividade.
O palco principal do evento será a Fazenda do Sobrado, referência histórica na Revolução Farroupilha (1835-1845). O ator Werner Schünemann, gaúcho que teve papel destacado na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, exibida pela Rede Globo em 2003, será uma das atrações da encenação que acontecerá no dia 22 de agosto. O secretário da SMTIC, Zelmute Oliveira, diz que a Prefeitura está empenhada em realizar algo de muito significado, fiel a importância desse ato à cultura do gaúcho. “Estamos buscando parceiros, tanto governamentais como empresas que possam nos apoiar nesta ação que será de São Lourenço do Sul e de toda a região da Costa Doce.” Mais informações podem ser obtidas nos sites www.saolourencodosul.rs.gov.br, www.costadoce.com.br ou pelo telefone (53) 3251-9519.
AGENDA
22 de julho – 12h – Lançamento do Acendimento da Chama Crioula 2009 - Galpão Crioulo do Palácio Piratini (Porto Alegre)
10 a 12 de agosto - Exposição Fotográfica no Sarau Artístico
Cultural - Assembléia Legislativa (Porto Alegre)
20 de agosto – Recepção, credenciamento e acampamento - Parque do Sindicato Rural (São Lourenço do Sul)
21 de agosto - 15h - Painel de Resgate Histórico com Regina Simões e Jairo Scholl - “São Lourenço do Sul e a Revolução Farroupilha”
22 de agosto - 10h - Solenidade de Acendimento da 62ª Chama Crioula na Fazenda do Sobrado; 12h30 - Translado e desfile da Chama Crioula com as Delegações Campeiras; 13h - Chegada da Chama Crioula ao CTG Sepé Tiaraju e Inauguração de monumento alusivo ao evento.

terça-feira, 21 de julho de 2009

CINQUENTENÁRIO DO CTG JOAQUIM PAULO DE FREITAS

Canguçu-RS, 22 de julho de 2009.

2009. Um ano especial pra todos nós que tivemos a oportunidade e o privilégio de construirmos a História de Meio Século do nosso CTG.
De 1959 para cá, não foram poucas as emoções e conquistas que tivemos e muitas delas aconteceram graças à irmandade que construímos com todas demais entidades co-irmãs que vimos surgir e também atingir suas glórias.
E graças à parcela de parceria de cada um é que hoje mos não apenas completar 50 anos, mas COMEMORAR 50 ANOS DE HISTÓRIA.

Por isso teremos uma noite festiva, com o JANTAR DO CINQUENTENÁRIO DO CTG JOAQUIM PAULO DE FREITAS, onde estaremos relembrando momentos marcantes e felizes e nos reunindo, na noite de 25 de julho de 2009, a partir das 20 horas, na sede do CTG, e gostaríamos de Convidar esta Entidade, Patronagem e Associados, para nos acompanhar e compartilhar conosco deste momento de confraternização.
Agende este compromisso, para o dia 25/07, pois o sucesso deste evento depende somente da sua presença. Poderão antecipar ingressos.
Atenciosamente,

A Patronagem.

74ª Convenção Tradicionalista

Urgente!!!

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, por determinação de seu presidente, Oscar Fernande Gress, comunica que a 74ª Convenção Tradicionalista, a ser realizada nos dias 24 e 25 de julho, na sede campestre do Banrisul, em Porto Alegre, será restrita aos Conselheiros, Coordenadores e Diretores Culturais, em função da gripe A H1N1. O Seminário do Departamento Jovem, que aconteceria paralelamente ao evento, está cancelado. Uma nova data será agendada para a realização do mesmo e será comunicada em momento oportuno.
Atenciosamente,
Oscar Fernande Gress
Presidente do MTG

domingo, 12 de julho de 2009

Convocação:

Atenção!!!

Senhores Patrões dia 01 de agosto a partir das 9:00, na sede do CTG Tropeiros da Amizade (Chácara Negrinho do Pastoreio, propriedade do Patrão Renato Zanetti da Silva), será realizado o Encontro Extraordinário com entidades organizadoras de Festas Campeiras.

Necessário a presença de todos interessados.

Único momento que será disponibilizado datas para realização das mesmas.
A Coordenadoria.

7º Congresso Regional Tradicionalista

Neste dia 12 de julho de 2009, se fizeram presentes na sede do CTG Joaquim Paulo de Freitas, Patrões, Prendas e Peões e demais tradicionalistas da 21ª RT, com objetivo de promover a participação das entidades e demais que queiram contribuir com o desenvolvimento da Cultura Gaúcha, expondo proposições que venham ajudar a coordenadoria e as patronagems a melhorar o desempenho de suas atividades dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Compondo a mesa o Presidente do 7º Congresso Regional Tradicionalista o Sr. Conselheiro, Fábio Braga Mattos e o Diretor Campeiro do Rio Grande do Sul José Delmar Meireles Pinheiro,depois com o decorrer do congresso, foi feita uma Homenagem ao CTG Joaquim Paulo de Freitas, que neste mês de julho comemora 50 anos de existência. Também de acordo com o protocolo foram apresentados oficialmente os Titulados Regionais, Gestão 2009/2010, 1ª Prenda: Cristiele Fonseca Costa, 2ª Prenda: Fabiane Lima Alves
1ª Prenda Juvenil: Caroline Afonso da Silva, 1ª Prenda Mirim: Amanda Gonçalves dos Santos, Peão Farroupilha: Mauricio Marques Gomes, Guri Farroupilha: Josué Bandeira Garcia, Guri Destaque Campeiro: Deener Ferreira Gonçalves.
Após a prenda que muito nos honra pelo sucesso que vem alcançando, Srtª. Juliana Garcia Rodrigues, 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, manifestou seu grande agradecimento a pessoas que foram de extrema importância, para que tudo aquilo que ela lutou tornar-se realidade, os casais Daisí e Luiz Carlos Soares e o Coordenador Jackson e esposa Cristina, pessoas que segundo juliana, foram responsáveis por ela ter chegado a Prendado Estadual.
Dando continuidade foram feitas varias proposições, durante a parte da manha e tarde e encerrando os trabalhos com a reunião da Coordenadoria Regional da 21ª RT.

Fotos postados no álbum do Blog.

Gustavo Silveira da Silva
Diretor Jovem

terça-feira, 7 de julho de 2009

7º Congresso Regional Tradicionalista

Convocação

Ao comprimenta-lo, cordialmente vimos através deste convocá-los para o 7º Congresso Tradicionalista da 21ª Região Tradicionalista a realizar-se no dia 12 de julho de 2009, no CTG Joaquim Paulo de Freitas no município de Canguçu/RS.

Ordem do Dia


  • 9:00 Credenciamento

  • 9:00 Reunião da Coordenadoria Regional

  • 9:45 Abertura Oficial

  • Homenagem aos 50 anos do CTG Joaquim Paulo de Freitas

  • Apresentação dos novos Titulados Regionais ano 2009/2010

  • 10:00 Instalação do 7ª Congresso e da Mesa Diretora

  • 10:15 Inicio dos Trabalhos ( Proposição )

  • 12:00 Encerramento dos Trabalhos da parte da manhã

  • 13:00 Reinicio dos Trabalhos ( Proposição )

  • 16:00 Encerramento do 7º Congresso Regional

Comunicamos que é obrigatória sua presença na reunião da Coordenadoria para que possamos desenvolver um trabalho unificado dentro da Coordenadoria Regional.


Jackson Luis Alves Pereira


Coordenador da 21ª RT

sexta-feira, 3 de julho de 2009

TITULADOS 2009 – 2010

1ª Prenda: Cristiele Fonseca Costa
CTG Cancela da Querência – Canguçu - RS


2ª Prenda: Fabiane Lima Alves
CTG Minuano – Herval - RS


1ª Prenda Juvenil: Caroline Afonso da Silva
CCTG Lilá Alves - Pinheiro Machado – RS


1ª Prenda Mirim: Amanda Gonçalves da Silva
CCTG Lila Alves - Pinheiro Machado - RS



Peão Farroupilha: Mauricio Marques Gomes
CTG Raul Silveira – Canguçu – RS


Guri Farroupilha: Josué Bandeira Garcia
CCTG Lila Alves – Pinheiro Machado – RS


Guri Destaque Artístico: Denner Ferreira Gonçalves
CTG Tropeiros da Querência - Arroio Grande-RS